Como Navegar

Homepage

Cada vez que você entrar em nossa homepage novos conteúdos são carregados de forma dinâmica, trazendo sempre uma parte do Acervo Vladimir Herzog em destaque. Mesmo que você não saiba exatamente o que está procurando, oferecemos já nesta primeira página quatro grandes eixos de visitação que podem te ajudar a começar sua navegação: "O ACERVO", "LINHA DO TEMPO", "BIOGRAFIA" e os itens em destaque que aparecem dispostos nas imagens clicáveis. Caso você já saiba o que procura, também está sempre disponível no cabeçalho a ferramenta de busca; é só digitar a palavra-chave ou o tipo de documento que você procura e uma lista dos itens a ele relacionados aparecerá.

O Acervo

A navegação mais completa e com maior quantidade de textos explicativos pode ser feita na opção "O ACERVO". Nela, apresentamos 12 categorias de documentação agrupadas por tipologia do documento, ou pela atividade desenvolvida por Vladimir Herzog: Correspondência, Jornalismo, Formação, Fotografias, Cinema, Filmes, Vídeos, Registros civis, Docência, Publicidade, Teatro, Bibliografia. Em cada uma dessas categorias você poderá ler o texto que apresenta o grupo de documentos, ou descreve a atividade exercida por Herzog. As listas de documentos abaixo dos textos são apresentadas em subgrupos no formato de carrosséis, cujo número total de itens está indicado entre parênteses.

Alguns carrosséis têm o título em cor azul, que também pode ser clicado, pois apresenta mais um texto e mais um subgrupo de documentos.

Documentos únicos

Sempre todos os itens são clicáveis e, ao clicar num documento único, você notará que o cabeçalho ficará com uma cor cinza e a imagem do documento estará ladeada pelos descritores bibliográficos deste. Além destes, a imagem do documento é clicável para que você possa lê-lo em tamanho ampliado e navegar por todas as suas páginas internas. Em algumas ocasiões nos descritores também oferecemos a possibilidade de você fazer o download da transcrição textual do documento. Por exemplo, toda a Correspondência e as matérias publicadas no jornal O Estado de S. Paulo estão transcritas e podem ser lidas na imagem ou no arquivo em PDF com o texto transcrito. Ainda visualizando um documento único, você poderá clicar nas flechas no topo superior direito da tela e ir para o próximo documento, ou para o anterior. Para sair de um documento único e voltar ao grupo de documentos ao qual ele pertence, basta clicar no X que está topo, à direita.

Linha do tempo

A segunda opção de navegação é a "LINHA DO TEMPO", onde estão datados fatos relevantes desde o nascimento de Herzog até sua morte e, depois, uma série de datas importantes do caso Herzog que se estende até 2018, quando a Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA condena o Brasil por omissão na apuração de seu assassinato – até hoje o caso não está encerrado. Clicando em cada um dos eventos datados na linha do tempo você poderá ler um texto explicativo ou encontrar um carrossel com a série de todos os documentos relacionados ao evento escolhido. Navegando pela linha do tempo, você acompanha linearmente a história de Vlado (seu nome de nascimento).

Biografia

A terceira possibilidade de navegação se dá pela "BIOGRAFIA" de Herzog, onde narramos de forma completa sua trajetória de vida. Ao longo do texto da Biografia há 24 hyperlinks que o redirecionam para áreas diversas do Acervo com textos e documentos que explicam em mais detalhes determinado episódio ou período da vida do titular do Acervo. Uma vez que você escolheu clicar em um desses hyperlinks e quer voltar ao texto da Biografia, basta clicar na seta voltar do seu navegador e, se o cabeçalho do site estiver cinza, clique no X que aparecerá no topo superior à direita da tela, logo acima dos descritores bibliográficos.

Esperamos que você aproveite sua pesquisa e, sempre que precisar de alguma informação extra, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Boa visita!