Sobre os descritores

DOCUMENTO
Cada documento do acervo é classificado segundo a sua espécie (“configuração que assume o documento de acordo com a disposição e a natureza das informações neles contidas” [DICIONÁRIO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA, p. 34]) ou tipo (“configuração que assume uma espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou [DICIONÁRIO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA, p. 74]).

CÓDIGO DE REFERÊNCIA
Código único que identifica o documento dentro do acervo.

TÍTULO OU LEGENDA
Todo documento do acervo está provido de um título ou legenda. O título é o identificador explícito que encabeça um documento, geralmente atribuído por seu autor ou agente produtor (matérias jornalísticas, filmes, vídeos, livros, capítulos de livros etc.). A legenda é um identificador textual atribuído no momento da organização do acervo. Na sua maior parte, as legendas são formadas pela junção da espécie ou tipo do documento, muitas vezes presente no cabeçalho do documento (atestados, documentos de identificação, relatórios etc.), algum elemento contextual, se necessário (volume e número, no caso de Periódicos, por exemplo), e o ano de sua produção. Casos especiais: i) Correspondência: Inclui, para conveniência do usuário, os nomes dos remetentes e destinatários; ii) Fotografias: Um subgrupo das fotografias do Acervo Pessoal Ivo Herzog possuía legendas inscritas à mão nos slides que lhes deram origem ou no verso do suporte. Essas legendas, na sua forma literal, foram usadas para identificar essas fotografias e não aparecem entre colchetes. As legendas atribuídas pela equipe de pesquisa, aparecem entre colchetes.

AUTOR
Responsável intelectual pela produção ou pelo conteúdo do documento, quando passível de identificação. Quando necessário, são identificados os papéis de cada autor (produtor, diretor, roteirista etc.). No caso das fotografias digitalizadas dos slides do Acervo Pessoal Ivo Herzog, assumiu-se que elas sejam de autoria de Vladimir Herzog sempre que ele não estiver presente na imagem. Quando ele aparece retratado e Clarice Herzog não, assumiu-se que foi ela quem fez a foto.

IMPRENTA
Termo usado para designar lugar de publicação de uma obra, casa editora e data da publicação e/ ou direito autoral.

REMETENTE
Indivíduo(s) que escreve(m) e/ou assina(m) um texto de correspondência.

DESTINATÀRIO
Indivíduo(s) para quem foi endereçado uma correspondência.

ASSINADO COMO
Preenchido quando diferente do nome presente no campo AUTOR ou REMETENTE. No caso de matérias jornalísticas, o modo como o texto é atribuído no periódico; em correspondência, a maneira como o autor a assina.

LOCAL
Local de produção ou divulgação do documento. Quando possível, o local de produção foi inferido a partir do conteúdo do documento, do seu relacionamento com documentos similares ou por meio de pesquisa de fontes externas.

DATA
Data de produção ou divulgação do documento. Quando possível, a data foi inferida a partir do conteúdo do documento, do seu relacionamento com documentos similares ou por meio de pesquisa. No caso específico das fotografias do Arquivo Pessoal Ivo Herzog, vários slides (ou suportes) trazem impressa a data de sua revelação, o que ajudou a situá-las cronologicamente. Quando isso não acontece, a data e o local onde a foto foi tirada são inferidas a partir de testemunhos exteriores ou pelo agrupamento das imagens dentro de um mesmo contexto. Nesse sentido, os formatos e as marcas comerciais dos slides também auxiliaram no estabelecimento das séries fotográficas.

DESCRIÇÃO
Apresenta detalhes adicionais sobre o conteúdo ou o contexto de produção do documento. No caso de correspondência, matérias jornalísticas, periódicos, filmes e vídeos, a descrição mais extensa do conteúdo do documento ou da biografia de entrevistados é movida para baixo da imagem do documento.

NÚMERO DE PÁGINAS
Para documentos textuais com verso em branco (ou sem conteúdo relevante), o número coincide com o número de folhas. Para fotografias, considerou-se somente a face com a imagem revelada, independentemente de haver inscrição no verso.

DURAÇÃO
Para o caso de filmes e vídeos, duração aproximada em minutos.

NOMES RELACIONADOS
Nomes de pessoas e instituições citadas nos documentos textuais; nome das pessoas retratadas em fotografias.

ACERVO-FONTE
Acervo e/ou instituição detentora da versão original do documento reproduzido. Quando um acervo específico é identificado, o nome da instituição que o abriga é colocado entre colchetes.

DESCRITORES CONTEXTUAIS
Seções do acervo onde aquele documento foi classificado, de acordo com a sua tipologia, área de atuação do titular (Vladimir Herzog), contexto de produção ou fatos nele mencionados. Inclui os eventos da Linha do Tempo.

TRANSCRIÇÃO
Quando presente, arquivo PDF contendo a transcrição do documento digitalizado pode ser visualizado.

ÍNTEGRA DO DEPOIMENTO
Os vídeos da Coleção Amigos do Vlado foram editados para conter somente os trechos em que Vladimir Herzog é mencionado. Quando o link está presente, há um arquivo PDF contendo a transcrição completa da entrevista realizada.

VISUALIZAR/BAIXAR
Link para os textos integrais de itens bibliográficos não abrigados por este website do Acervo Vladimir Herzog.


DICIONÁRIO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA. São Paulo: Associação dos Arquivistas Brasileiros - Núcleo Regional de São Paulo; Secretaria do Estado da Cultura, 1996.